Manobrador (CBO 7831-10): Imagine um dia cheio de movimento e ação, onde você está constantemente em contato com enormes trens e vagões. Essa é a vida de um manobrador! Esses profissionais são os verdadeiros condutores das vias férreas, responsáveis por acoplar e desacoplar vagões, operar aparelhos de mudança de via e controlar o pátio de manobras. Para entrar nesse mundo, basta ter o ensino fundamental e completar um curso de qualificação profissional que varia entre 200 e 400 horas. A prática no local de trabalho é crucial para dominar todas as habilidades necessárias. Os manobradores trabalham em equipes, geralmente em turnos diurnos ou noturnos, e enfrentam situações que podem ser estressantes, mas também muito gratificantes. Eles devem seguir rigorosas normas de segurança, higiene e preservação ambiental, garantindo que tudo funcione sem problemas.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 3,202 profissionais que atuam como Manobradores, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,179.01 e uma carga horária de 42 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,970.25, enquanto a mediana fica em R$ 2,179.01, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,672.28. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,416.69, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração de um manobrador, que geralmente oscila entre R$ 1,970.25 e R$ 2,672.28, tende a ser vista como baixa no contexto brasileiro, onde salários abaixo de R$ 3,000.00 são frequentemente ligados à insatisfação. No entanto, a discrepância entre o primeiro quartil e o top 5% aponta para oportunidades de crescimento profissional. Essa possibilidade de ascensão salarial pode ser encorajadora para aqueles que buscam melhorar suas condições financeiras ao longo do tempo.
O mercado de trabalho para manobradores em São Paulo tem mostrado sinais de aquecimento. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 148, um aumento significativo de 67 em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 81. Esses números refletem uma clara tendência de crescimento na demanda por mão de obra nesta área.
Os setores que mais têm contribuído para essa expansão são, principalmente, o transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, que adicionou 65 novas vagas. Logo atrás, o transporte ferroviário de carga, com 61 novas oportunidades, também se destaca. Outros setores importantes incluem serviços combinados para apoio a edifícios, atividades do operador portuário e transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana, que juntos somaram 41 novas vagas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.