Inspetor de serviços de transportes rodoviários (passageiros e cargas) (CBO 3423-10): Imagine ser o capitão de uma frota de veículos que transporta tanto pessoas quanto mercadorias. Essa é a vida de um Inspetor de Serviços de Transportes Rodoviários. Esses profissionais são a garantia de que tudo vai liso, desde o momento em que o caminhão ou ônibus sai da garagem até quando retorna. Para entrar nesse mundo, você precisa de um ensino médio ou um curso técnico, e depois de três a quatro anos de experiência, estará pronto para liderar. Trabalha em ambientes fechados ou dentro de veículos, em turnos variados, e ocasionalmente enfrenta situações de alta pressão, especialmente em casos de emergência ou acidentes.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 4,437 profissionais que atuam como Inspetor de serviços de transportes rodoviários (passageiros e cargas), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,555.28 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,013, enquanto a mediana fica em R$ 2,555.28, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,966.61. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,423.05, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos inspetores de transportes rodoviários em São Paulo (Estado) é variável, mas a maioria dos profissionais ganha um salário que pode ser considerado baixo a moderado no contexto brasileiro. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e aumento salarial. Essa oportunidade de progresso pode ser um incentivo para aqueles que buscam desenvolver suas carreiras nesta área.
O mercado de trabalho para inspetores de serviços de transportes rodoviários em São Paulo registra um saldo de contratações de -85 até julho de 2025, representando uma redução significativa de 335 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 250. Essa mudança reflete uma reversão no cenário de emprego, passando de um saldo positivo para um negativo, o que pode indicar desafios econômicos ou mudanças regulatórias no setor de transporte.
Os setores que mais contribuíram para as contratações no período analisado são diversificados. As obras de urbanização, como ruas, praças e calçadas, lideram com 42 novos postos de trabalho. Em segundo lugar, o transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento municipal, adicionou 18 vagas. A fabricação de equipamentos para sinalização e alarme vem logo atrás, com 16 novas posições. Instalação de máquinas e equipamentos industriais e atividades do operador portuário completam a lista, com 9 e 8 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.