Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (CBO 2311-10): Imagine a responsabilidade de moldar mentes minúsculas, despertando curiosidade e aprendizado desde os primeiros anos de vida. Esses profissionais, com formação superior em educação e passando por concursos públicos, são os arquitetos do futuro, construindo blocos fundamentais do conhecimento. Trabalhando em instituições de ensino, públicas ou privadas, eles enfrentam o desafio de criar um ambiente seguro e estimulante para as crianças, enquanto lidam com a supervisão ocasional e a rotina diurna. Além disso, podem ter que lidar com o barulho intenso de uma sala cheia de energia infantil, mas isso só faz parte do charme do trabalho!
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Guarulhos (SP), foram levantados 1,359 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,804 e uma carga horária de 43 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,635.39, enquanto a mediana fica em R$ 2,804, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,944. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 3,393.50, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de nível superior na educação infantil em Guarulhos (SP) tende a ser vista como baixa no contexto brasileiro, já que a maioria das pessoas não está satisfeita com salários abaixo de R$ 3,000.00. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, permitindo que os educadores busquem melhorias salariais à medida que adquirem mais experiência e qualificações.
Em Guarulhos, o mercado de trabalho para professores de nível superior na educação infantil tem mostrado uma redução nas contratações. Até julho de 2025, o saldo de contratações foi de 115, representando uma diminuição de 210 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 325. Essa queda sugere que houve um arrefecimento no ritmo de contratações, possivelmente refletindo mudanças nas demandas educacionais locais.
O setor de educação infantil, especificamente creches, lidera as contratações com 69 novos postos de trabalho. Em segundo lugar, atividades associativas não especificadas anteriormente somaram 25 vagas. As atividades de associações de defesa de direitos sociais também contribuíram com 20 vagas. Educação infantil em pré-escola e ensino fundamental completam a lista, com 3 vagas cada. Esses números indicam que a maioria das oportunidades está concentrada em instituições de cuidado infantil e organizações sociais.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.