Operador de atendimento aeroviário (CBO 3425-35): Imagine ser a peça-chave que garante que os aviões decolam e aterrissam com segurança, que os passageiros embarquem e desembarquem sem contratempos e que todo o sistema de aviação funcione como um relógio suíço. Essa é a vida de um operador de atendimento aeroviário. Com um ensino médio sólido e cursos de especialização que variam de 200 a 400 horas, esses profissionais são treinados para lidar com situações que vão desde a elaboração de planos de segurança de voo até a fiscalização de atividades aeroportuárias. Eles passam de três a cinco anos se aperfeiçoando no ofício, ganhando experiência e habilidades que os tornam verdadeiros especialistas. Trabalham em equipes, muitas vezes sob pressão, e seus horários podem ser tão imprevisíveis quanto o tempo, mas a sensação de ter contribuído para que milhares de pessoas cheguem ao seu destino seguro e a tempo é inigualável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Guarulhos (SP), foram levantados 4,427 profissionais que atuam como Operador de atendimento aeroviário, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,101.06 e uma carga horária de 34 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,687.32, enquanto a mediana fica em R$ 2,101.06, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,007.39. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,696.44, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 1,687.32 e R$ 3,007.39, a maioria dos operadores de atendimento aeroviário em Guarulhos (SP) ganha um salário que pode ser considerado baixo a moderado no contexto brasileiro. No entanto, a possibilidade de crescimento é evidente, especialmente quando se observa a discrepância entre o primeiro quartil e o top 5%. Essa variação indica que há espaço para progressão salarial, incentivando os profissionais a buscar qualificações adicionais e experiência para alcançar remunerações mais elevadas.
O mercado de trabalho para operadores de atendimento aeroviário em Guarulhos (SP) registrou um saldo de contratações de apenas 26 até julho de 2025, representando uma queda significativa de 620 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Essa redução reflete um cenário mais desafiador para profissionais da aviação civil, embora ainda haja oportunidades de emprego na região.
O transporte aéreo de passageiros regular é o setor que mais tem contribuído para as contratações, com 87 novos postos de trabalho. Em segundo lugar, o transporte aéreo de carga adicionou 2 vagas, enquanto o serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação somou 1. Os serviços auxiliares dos transportes aéreos, por outro lado, apresentaram uma redução de 64 postos de trabalho, mostrando uma diversidade de tendências dentro do setor de aviação.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.