Gerente de operações de transportes (CBO 1416-05): Imagine alguém que coordena a dança complexa de caminhões, trens, aviões e navios, garantindo que tudo funcione como um relógio suíço. Esses profissionais são os verdadeiros maestros da logística, planejando e administrando todas as atividades operacionais de empresas de transporte e logística. Para entrar nesse mundo, é necessário ter um diploma de nível superior, além de cursos especializados que variam de 200 a 400 horas. A experiência é fundamental, com mais de cinco anos de prática no campo. Os gerentes de operações de transportes trabalham em ambientes internos e externos, muitas vezes enfrentando situações de estresse e pressão, mas também têm a satisfação de ver suas estratégias dar frutos.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 4,446 profissionais que atuam como Gerente de operações de transportes, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 6,056.60 e uma carga horária de 50 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,633.58, enquanto a mediana fica em R$ 6,056.60, com o terceiro quartil chegando a R$ 12,294.80. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 28,106.70, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Considerando as faixas salariais no Brasil, a remuneração de um gerente de operações de transportes em São Paulo é bastante satisfatória para a maioria dos brasileiros, especialmente quando comparada à média nacional. Ainda assim, há uma clara oportunidade de crescimento profissional, já que a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% é notável. Isso sugere que, com dedicação e habilidades específicas, esses profissionais podem alavancar suas carreiras e alcançar remunerações muito mais elevadas.
O mercado de trabalho para gerentes de operações de transportes em São Paulo tem mostrado um quadro menos animador. Até julho de 2025, o saldo de contratações somou -227, uma redução de 85 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de -142. Isso sugere que o setor enfrenta desafios significativos, com mais desligamentos do que contratações.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações, embora de forma modesta, são os de tratamento de dados e serviços de hospedagem na Internet, comércio atacadista de frutas e verduras, armazéns gerais e corretores de seguros, todos com um saldo de 4 ou 5 contratações. Esses números, embora pequenos, indicam que esses setores buscam fortalecer suas equipes de gerenciamento de transportes, mesmo em um contexto econômico desafiador.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.