O que faz um Gerente de marketing?

Gerente de marketing (CBO 1423-15): Imagine ser o cérebro por trás de todas as estratégias que fazem uma marca brilhar. Essa é a vida de um gerente de marketing, que planeja, implementa e coordena todas as atividades de comercialização, marketing e comunicação de uma empresa. Para chegar lá, você precisa ter um diploma de nível superior, preferencialmente em marketing ou áreas afins, e acumular entre quatro e cinco anos de experiência prática. Trabalhando em ambientes fechados, esses profissionais enfrentam o desafio de equilibrar a pressão do trabalho com a necessidade de inovação constante, tudo isso enquanto mantêm a saúde, a segurança e a sustentabilidade em mente.

  • Elaboram planos estratégicos para áreas de comercialização, marketing e comunicação.
  • Implementam e coordenam a execução dessas atividades, garantindo que tudo saia conforme o planejado.
  • Assessoram a diretoria e setores da empresa, oferecendo insights e orientações estratégicas.
  • Gerenciam recursos humanos, administrando equipes e promovendo um ambiente de trabalho saudável.
  • Administram recursos materiais e financeiros, garantindo que os projetos sejam viáveis e lucrativos.
  • Promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade, assegurando que a empresa opere de maneira ética e responsável.
  • Trabalham em equipes de supervisão ocasional, colaborando com colegas para alcançar metas comuns.

Ocupações relacionadas


Quanto ganha um Gerente de marketing em São Paulo (Estado)?

Distribuição da remuneração

Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.

Fonte: eSocial, RAIS, GanhaQuanto

Em São Paulo (Estado), foram levantados 19,323 profissionais que atuam como Gerente de marketing, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 15,425.10 e uma carga horária de 52 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 8,720, enquanto a mediana fica em R$ 15,425.10, com o terceiro quartil chegando a R$ 23,263.70. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 41,000, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.

Os gerentes de marketing em São Paulo têm uma remuneração que, em sua maioria, varia entre R$ 8,720 e R$ 23,263.70, situando-se em uma faixa que pode ser considerada confortável a alta no contexto brasileiro. Esses salários são geralmente suficientes para proporcionar uma boa qualidade de vida e até mesmo satisfação financeira. A grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, incentivando os profissionais a buscar desenvolvimento contínuo e novas oportunidades para aumentar seu rendimento.

📅 Dados atualizados até 2025-07-31

Movimentação de Gerente de marketing em São Paulo (Estado)

O mercado de trabalho para gerentes de marketing em São Paulo tem apresentado um quadro menos animador. Até julho de 2025, o saldo de contratações foi de -548, representando uma redução de 31 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de -517. Essa tendência sugere que o setor está enfrentando desafios na geração de empregos, especialmente para posições de gestão.

Os setores que mais têm contribuído para as contratações de gerentes de marketing são, em primeiro lugar, o comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação, com 19 novas vagas. Logo atrás, a exploração de jogos de azar e apostas não especificados anteriormente, com 18 vagas. Em terceiro lugar, as atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, com exceção dos imobiliários, adicionaram 16 oportunidades. O comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria e o comércio varejista de calçados completam a lista, com 13 e 9 vagas, respectivamente.

Contratações e Demissões

Número de contratações e demissões por trimestre.

Fonte: CAGED, GanhaQuanto

Saldo Líquido

Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.

Fonte: CAGED, GanhaQuanto
📅 Dados atualizados até 2025-07-31

Veja também: Gerente de marketing em outras regiões