Conservador de via permanente (CBO 9911-05): Imagine que você é o responsável por manter as vias ferroviárias em perfeitas condições para que trens possam circular com segurança e eficiência. Essa é a missão dos conservadores de via permanente. Para exercer esta função, é necessário ter o ensino fundamental completo, embora a prática no local de trabalho seja crucial para o pleno desempenho. Os conservadores trabalham principalmente à noite, em equipes, e podem enfrentar condições desafiadoras, como trabalhar em locais subterrâneos ou em posições desconfortáveis por longos períodos. Apesar dos desafios, a sensação de manter as vias em perfeito estado é recompensadora.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 1,615 profissionais que atuam como Conservador de via permanente (trilhos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,075.73 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,518,00, enquanto a mediana fica em R$ 2,075.73, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,416.41. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 3,711.73, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos conservadores de via permanente em São Paulo (Estado) tende a ser vista como baixa pela maioria dos brasileiros, já que a maioria das pessoas não está satisfeita com salários abaixo de R$ 3,000.00. No entanto, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa possibilidade de progresso pode encorajar os profissionais a buscar qualificações adicionais e experiências que possam aumentar seu valor no mercado de trabalho.
O mercado de trabalho para conservadores de via permanente em São Paulo registrou um saldo de 9 contratações até julho de 2025, representando uma queda significativa de 130 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 139. Essa redução reflete uma diminuição no ritmo de contratações, possivelmente influenciada por mudanças econômicas ou setoriais na região.
Na análise dos setores que mais contrataram, destaque para a fabricação de locomotivas, vagões e outros materiais rodantes, que adicionou 19 novos postos de trabalho. Logo atrás, serviços combinados de escritório e apoio administrativo somaram 8 contratações, enquanto o transporte ferroviário de carga contribuiu com 6 novas vagas. Obras de terraplenagem e construção de edifícios completam a lista, com 5 e 3 contratações, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.