Comissário de Vôo (CBO 5111-05): Imagine ser a ponte entre os céus e os passageiros, garantindo que cada voo seja seguro, confortável e memorável. Esses profissionais são os anjos da guarda a bordo, cuidando de todos desde o momento em que entram no avião até quando pisam novamente no solo. Com um ensino médio e um curso de qualificação profissional de 200 a 400 horas, os comissários de voo estão prontos para enfrentar qualquer situação, desde servir uma refeição a lidar com emergências. Trabalham em horários irregulares, muitas vezes em altitudes elevadas, e enfrentam situações de estresse, mas o sentimento de satisfação ao ver os passageiros felizes compensa tudo.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 8,123 profissionais que atuam como Comissário de vôo, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 7,833.15 e uma carga horária de 47 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 6,830.78, enquanto a mediana fica em R$ 7,833.15, com o terceiro quartil chegando a R$ 9,095.72. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 12,455.10, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os comissários de vôo em São Paulo (Estado) recebem uma remuneração que, embora confortável, ainda pode ser considerada modesta no contexto brasileiro, onde salários acima de R$ 10,000.00 são vistos como altos e atrativos. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, sugerindo que com dedicação e experiência, os profissionais podem alcançar remunerações mais elevadas.
O mercado de trabalho para comissários de voo em São Paulo tem mostrado uma redução nas contratações. Até julho de 2025, o saldo de contratações foi de 67, representando uma queda de 70 em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 137. Esses números indicam uma diminuição na demanda por profissionais dessa área, possivelmente refletindo mudanças no setor de aviação.
No que diz respeito aos setores que mais estão contratando, o transporte aéreo de passageiros regular lidera com 57 novas vagas. Em segundo lugar, o transporte rodoviário de carga, embora com um saldo bem menor de 6. O serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação também está contribuindo, com 3 novas vagas. Os setores de holdings de instituições não financeiras e comércio atacadista de produtos de higiene pessoal completam a lista, ambos com 1 vaga cada.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.