Chefe de serviço de transporte rodoviário (passageiros e cargas) (CBO 3423-05): Imagine ser o condutor invisível de uma vasta frota de veículos, garantindo que cada caminhão e ônibus chegue ao destino com segurança e pontualidade. Essa é a missão dos chefes de serviço de transporte rodoviário. Para desempenhar essa função, é necessário ter um ensino médio ou um curso técnico profissionalizante, além de três a quatro anos de experiência no setor. Os chefes de serviço trabalham em ambientes fechados ou dentro de veículos, em turnos variados, e ocasionalmente enfrentam situações de alta pressão, como em casos de acidentes. Apesar dos desafios, a sensação de coordenação perfeita e de manter tudo funcionando como um relógio suíço é inigualável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 4,708 profissionais que atuam como Chefe de serviço de transporte rodoviário (passageiros e cargas), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,932.60 e uma carga horária de 46 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,716.48, enquanto a mediana fica em R$ 3,932.60, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,644.45. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 8,898.09, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 2,716.48 e R$ 5,644.45, a maioria desses profissionais em São Paulo (Estado) ganha um salário que pode ser considerado confortável, mas não excepcional, no contexto brasileiro. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica uma margem significativa para crescimento profissional. Isso sugere que, com dedicação e habilidades adicionais, há oportunidades claras para aumentar a remuneração ao longo da carreira.
O mercado de trabalho para chefes de serviço de transporte rodoviário em São Paulo tem apresentado um quadro menos animador. Até julho de 2025, o saldo de contratações foi de -185, representando uma redução de 79 em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o saldo era de -106. Essa tendência indica que o setor está enfrentando desafios significativos na geração de empregos.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações, embora de forma limitada, são a locação de automóveis sem condutor, com 13 novos postos de trabalho. Em segundo lugar, o transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana, com 11 vagas. O transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal, adicionou 9 oportunidades. Os transportes de produtos perigosos e a fabricação de açúcar em bruto completam a lista, ambas com 4 vagas cada.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.