Professor de nível médio na educação infantil (CBO 3311-05): Imagine a figura central que ajuda a moldar os primeiros passos de aprendizado de nossas crianças. Esses profissionais não apenas ensinam, mas também cuidam de alunos na faixa etária de zero a seis anos. Com um ensino médio completo e um curso técnico de formação para o magistério, eles são capazes de criar um ambiente de aprendizado seguro e estimulante. Planejando ações didáticas, avaliando o desempenho dos alunos e preparando material pedagógico, esses educadores desempenham um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Trabalhando tanto em instituições públicas quanto privadas, eles enfrentam desafios diários com um sorriso no rosto, sabendo que cada dia traz novas oportunidades de aprendizado e crescimento.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Campinas (SP), foram levantados 1,744 profissionais que atuam como Professor de nível médio na educação infantil, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 8,116.76 e uma carga horária de 38 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 6,217.88, enquanto a mediana fica em R$ 8,116.76, com o terceiro quartil chegando a R$ 9,990.16. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 13,065.50, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Os salários dos professores de nível médio na educação infantil em Campinas (SP) variam bastante, mas a maioria encontra-se em uma faixa que proporciona uma qualidade de vida razoável, embora não seja vista como alta pelos padrões nacionais. A diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, incentivando os educadores a buscar qualificações adicionais e experiências que possam aumentar seu rendimento ao longo da carreira.
O mercado de trabalho para professores de nível médio na educação infantil em Campinas (SP) tem mostrado uma queda significativa. Até julho de 2025, o saldo de contratações foi de apenas 12, representando uma redução de 119 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 131. Esses números refletem uma desaceleração notável no ritmo de contratações, possivelmente influenciada por mudanças na demanda ou políticas educacionais.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações de professores de educação infantil são, em primeiro lugar, a educação infantil - pré-escola, com 14 novos postos de trabalho. Logo atrás, o ensino fundamental adicionou 7 vagas. A educação infantil - creche também registrou um saldo positivo, com 1 nova posição. Os setores de treinamento em informática e serviços de assistência social sem alojamento não registraram alterações no saldo de contratações.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.