Professor de ensino superior na área de didática (CBO 2345-05): Imagine alguém que não apenas ensina, mas também desvenda os segredos por trás do aprendizado eficaz. Esses professores são os mestres dos mestres, formando os futuros educadores que irão moldar gerações. Para entrar nesse mundo, é preciso ter um diploma de graduação, preferencialmente com pós-graduação ou especialização na área. Além disso, cinco anos de experiência são um trunfo na mochila. Os dias desses professores são repletos de atividades variadas, desde a preparação de aulas até a coordenação de pesquisas. Eles trabalham em ambientes fechados, muitas vezes em horários irregulares, e podem enfrentar situações desconfortáveis, mas a satisfação de ver seus alunos crescendo e se desenvolvendo compensa tudo.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Campinas (SP), foram levantados 2.299 profissionais que atuam como Professor de ensino superior na área de didática, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 19,449.30 e uma carga horária de 45 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 11,609.10, enquanto a mediana fica em R$ 19,449.30, com o terceiro quartil chegando a R$ 24,337.80. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 38,456.30, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de ensino superior na área de didática em Campinas têm uma remuneração que, em sua maioria, varia entre R$ 11,609.10 e R$ 24,337.80, situando-se em uma faixa que pode ser considerada confortável no contexto brasileiro. Essa remuneração é bastante atrativa e provavelmente satisfatória para a maioria dos profissionais. Além disso, a considerável diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, incentivando os educadores a buscar desenvolvimento contínuo e qualificações adicionais.
Em Campinas, a ocupação de professor de ensino superior na área de didática está ganhando fôlego. Até julho de 2025, o saldo de contratações subiu para 12, revertendo a situação negativa de -2 registrada no mesmo período do ano passado. Isso representa um crescimento de 14 pontos, mostrando que há uma demanda crescente por profissionais nesta área.
O setor de educação superior, especialmente graduação e pós-graduação, tem sido o grande responsável por essa expansão, com um saldo de 13 contratações. Em contraste, atividades de organizações religiosas ou filosóficas apresentaram um saldo negativo de -1, indicando que esse setor não tem contribuído para o aumento das vagas. Esses dados sugerem que a academia continua sendo o principal ambiente para professores de didática.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.