Motorista de ônibus urbano (CBO 7824-10): Imagine ser a alma da cidade, levando pessoas de um ponto a outro, sempre no horário certo. Essa é a vida de um motorista de ônibus urbano. Para entrar nesse mundo, você precisa ter uma carteira de habilitação, ensino fundamental completo e um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Depois de três ou quatro anos de experiência, você estará pronto para enfrentar o tráfego caótico e os horários apertados. Trabalhar como motorista de ônibus é como dançar uma coreografia complexa, onde cada movimento precisa ser preciso e seguro. Além disso, você precisa lidar com a pressão de cumprir horários, estar em pé por longos períodos e, às vezes, enfrentar situações estressantes, como acidentes ou assaltos. Mas, no final do dia, há uma sensação única de ter feito parte da rotina de muitas pessoas.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Campinas (SP), foram levantados 1,541 profissionais que atuam como Motorista de ônibus urbano, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,534.19 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,904.48, enquanto a mediana fica em R$ 4,534.19, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,951.28. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,735.91, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas de ônibus urbanos em Campinas (SP) é considerada relativamente confortável, situando-se acima de R$ 3,000.00, o que geralmente proporciona uma melhor qualidade de vida. No entanto, a margem de crescimento profissional parece limitada, já que a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% é menor comparada a outras ocupações. Mesmo assim, há espaço para progresso, especialmente para aqueles que buscam ascender aos níveis mais altos de remuneração.
O mercado de trabalho para motoristas de ônibus urbano em Campinas tem enfrentado dificuldades. Até julho de 2025, o saldo de contratações foi de -35, uma redução de 27 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de -8. Essa queda sugere que o setor está enfrentando desafios significativos na manutenção de seus quadros de funcionários.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações, embora de forma modesta, são bastante variados. O comércio atacadista de frutas, verduras e legumes frescos, serviços combinados para apoio a edifícios, clubes sociais e esportivos, e transporte rodoviário coletivo de passageiros, todos com um saldo de 1, compartilham a liderança. Serviços de assistência social sem alojamento também aparecem na lista, mas sem adicionar novas vagas. Esses números mostram que, apesar da dificuldade geral, há pequenos sinais de atividade em diversos setores.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.