Motorista de ônibus rodoviário (CBO 7824-05): Imagine-se sentado no volante de um gigantesco ônibus, pronto para embarcar em uma jornada de longas distâncias. Essa é a vida de um motorista de ônibus rodoviário, que não só dirige o veículo, mas também garante a segurança e o conforto dos passageiros. Para entrar nesse mundo, é necessário ter uma carteira de habilitação, completar o ensino fundamental e participar de um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Após três ou quatro anos de experiência, o motorista estará apto para enfrentar os desafios do ofício. Os motoristas trabalham em veículos, lidando com horários irregulares e pressão para cumprir horários, além de enfrentar situações de estresse e riscos de acidentes e assaltos.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Campinas (SP), foram levantados 1.076 profissionais que atuam como Motorista de ônibus rodoviário, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,242.18 e uma carga horária de 46 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,968.03, enquanto a mediana fica em R$ 3,242.18, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,892.67. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,401.49, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Os motoristas de ônibus rodoviário em Campinas (SP) recebem uma remuneração que, embora não seja vista como alta no contexto brasileiro, oferece uma qualidade de vida melhor do que salários abaixo de R$ 3,000.00. Ainda que a maioria esteja na faixa de R$ 2,968.03 a R$ 3,892.67, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa possibilidade de ascensão salarial pode encorajar os profissionais a buscar qualificações adicionais e experiências que os ajudem a progredir em suas carreiras.
Até julho de 2025, o saldo de contratações de motoristas de ônibus rodoviário em Campinas (SP) saltou de -8 para 55, representando um crescimento de 63 em relação ao mesmo período do ano passado. Essa melhoria sinaliza uma recuperação significativa na demanda por esses profissionais, revertendo uma situação negativa do ano anterior.
Os setores que mais contribuíram para essa expansão de empregos são os de transporte rodoviário coletivo de passageiros, especialmente sob regime de fretamento, tanto intermunicipal quanto municipal, com saldos de 28 e 26 respectivamente. Em terceiro lugar, está o transporte rodoviário coletivo de passageiros com itinerário fixo, municipal, com 16 novas vagas. Os setores de estacionamento de veículos e preparação de documentos somaram apenas 1 e 0 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.