Comissário de Vôo (CBO 5111-05): Imagine ser a ponte entre os céus e os passageiros, garantindo que cada voo seja seguro, confortável e memorável. Esses profissionais são os anjos da guarda a bordo, cuidando de todos desde o momento em que entram no avião até quando pisam novamente no solo. Com um ensino médio e um curso de qualificação profissional de 200 a 400 horas, os comissários de voo estão prontos para enfrentar qualquer situação, desde servir uma refeição a lidar com emergências. Trabalham em horários irregulares, muitas vezes em altitudes elevadas, e enfrentam situações de estresse, mas o sentimento de satisfação ao ver os passageiros felizes compensa tudo.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Campinas (SP), foram levantados 1,951 profissionais que atuam como Comissário de vôo, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 7,629.54 e uma carga horária de 35 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 7,134.83, enquanto a mediana fica em R$ 7,629.54, com o terceiro quartil chegando a R$ 8,148.74. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 9,295.69, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
A remuneração dos comissários de vôo em Campinas (SP) é considerada confortável no contexto brasileiro, situando-se acima de R$ 5,000.00, o que geralmente proporciona uma melhor qualidade de vida. No entanto, a margem de crescimento parece limitada, já que a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% é relativamente pequena. Mesmo assim, a oportunidade de progressão existe, especialmente para aqueles que buscam excelência e reconhecimento no campo.
O mercado de trabalho para comissários de voo em Campinas (SP) tem mostrado uma queda significativa. Até julho de 2025, o saldo de contratações está em -61, uma redução de 86 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era positivo em 25. Esses números refletem uma reversão no cenário de emprego, sinalizando possíveis desafios para profissionais da área.
No que diz respeito aos setores que mais estão contratando, o transporte aéreo de passageiros regular se destaca, embora com um saldo negativo de -61. Isso sugere que, mesmo com a queda geral, esse setor continua sendo o principal empregador de comissários de voo na região. Ainda assim, a situação atual representa um desafio para a indústria aeroportuária local, que precisa lidar com essas mudanças no mercado de trabalho.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.