Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) (CBO 9922-25): Imagine que você é o responsável por manter as ruas, avenidas e rodovias limpas e seguras. Essa é a missão dos auxiliares gerais de conservação de vias permanentes. Com apenas o ensino fundamental incompleto, esses profissionais aprendem rapidamente as habilidades necessárias para realizar suas tarefas, que incluem desde tapar buracos até cuidar de áreas verdes. Trabalhando em equipe e sob supervisão, eles enfrentam o desafio de manter as vias em boas condições, mesmo sob o sol escaldante ou chuva torrencial. Eles não só mantêm a cidade limpa, mas também garantem a segurança de todos que circulam pelas vias.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 36,968 profissionais que atuam como Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 1,821.39 e uma carga horária de 43 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,591.60, enquanto a mediana fica em R$ 1,821.39, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,260.81. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 3,460.88, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 1,591.60 e R$ 2,260.81, a maioria desses profissionais em São Paulo (Estado) ganha um salário que pode ser considerado baixo no contexto brasileiro, onde remunerações abaixo de R$ 3,000.00 são frequentemente associadas a insatisfação. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, permitindo que os trabalhadores busquem melhorias salariais à medida que ganham experiência e habilidades adicionais.
O mercado de trabalho para auxiliares gerais de conservação de vias permanentes em São Paulo tem mostrado sinais de recuperação. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 1.147, representando um aumento de 78 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 1.069. Essa melhoria sugere que o setor está ganhando fôlego e criando mais oportunidades de emprego.
Os setores que mais têm contribuído para essa expansão são, em primeiro lugar, a construção de rodovias e ferrovias, que adicionou 321 novos postos de trabalho. Logo atrás, os serviços de engenharia trouxeram 186 vagas, seguidos pela coleta de resíduos não perigosos, com 181 novas posições. Outras obras de engenharia civil e obras de urbanização também se destacaram, com 94 e 77 vagas, respectivamente. Esses números indicam que a infraestrutura urbana e rural continua sendo uma área promissora para quem busca emprego nesta ocupação.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.