Analista de transporte em comércio exterior (CBO 3421-05): Imagine ser o cérebro por trás de toda a logística de exportação e importação de mercadorias pelo mundo afora. Essa é a vida de um analista de transporte em comércio exterior. Esses profissionais são os verdadeiros mestres da logística, garantindo que cada caixa, pacote e contêiner chegue ao seu destino seguro e a tempo. Com formação pós-ensino médio, muitas vezes com especializações ou graduações tecnológicas na área de transportes, eles entram em ação após um ou dois anos de experiência prática. Trabalham tanto em escritórios quanto no campo, supervisionando operações de embarque, transbordo e desembarque, e lidando com a burocracia do comércio internacional. Apesar do estresse ocasional, a sensação de ver uma carga segura e bem documentada é recompensadora.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 4,531 profissionais que atuam como Analista de transporte em comércio exterior, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,650 e uma carga horária de 45 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,597, enquanto a mediana fica em R$ 3,650, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,500. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 11,546.60, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Considerando as faixas salariais no Brasil, a remuneração de um analista de transporte em comércio exterior em São Paulo varia de salários que podem ser considerados baixos a remunerações confortáveis e até altas. A diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica uma boa margem de crescimento profissional, sugerindo que com dedicação e habilidades adicionais, é possível alcançar níveis de remuneração bastante atrativos. Portanto, para quem está entrando na carreira, há esperança de melhorias significativas ao longo do tempo.
O mercado de trabalho para analistas de transporte em comércio exterior em São Paulo tem mostrado um aumento significativo. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 72, um salto de 49 em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o saldo era de apenas 23. Esses números refletem uma clara expansão na demanda por profissionais nesta área, sinalizando um bom momento para quem busca oportunidades neste setor.
Os setores que mais têm impulsionado essas contratações são, em primeiro lugar, o transporte rodoviário de carga, que não inclui produtos perigosos ou mudanças, com um saldo de 32. Logo atrás, vem o agenciamento de cargas, com exceção do transporte marítimo, que contribuiu com 15 novas vagas. A locação de mão de obra temporária também se destaca, com 12 contratações, seguido pelo transporte rodoviário de produtos perigosos, com 10, e a seleção e agenciamento de mão de obra, que adicionou 9 novas oportunidades.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.