Agente de estação (ferrovia e metrô) (CBO 3424-05): Imagine ser o cérebro por trás do funcionamento de uma estação de metrô ou ferrovia, garantindo que cada trem chegue no horário e que tudo corra liso. Essa é a vida de um agente de estação. Para entrar nesse mundo de coordenação e controle, você precisa de um curso técnico de nível médio, e à medida que os sistemas de controle operacional se modernizam, os requisitos de qualificação tendem a aumentar. Trabalhar como agente de estação significa passar seus dias em ambientes fechados, lidando com turnos variados e, às vezes, situações estressantes. Mas, no final do dia, saber que você foi fundamental para que milhares de pessoas chegassem ao seu destino seguro e pontual é uma recompensa única.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Paulo (Estado), foram levantados 3,553 profissionais que atuam como Agente de estação (ferrovia e metrô), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 5,019.93 e uma carga horária de 38 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,636.74, enquanto a mediana fica em R$ 5,019.93, com o terceiro quartil chegando a R$ 8,163.17. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 18,340.40, demonstrando uma ampla variação salarial dentro da ocupação.
A remuneração dos agentes de estação em São Paulo (Estado) varia bastante, mas a maioria dos profissionais ganha um salário que pode ser considerado confortável no contexto brasileiro, já que remunerações acima de R$ 5,000.00 são vistas como proporcionando uma melhor qualidade de vida. A grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, permitindo que os agentes busquem melhores oportunidades e aumentem seus rendimentos ao longo do tempo.
O mercado de trabalho para agentes de estação em São Paulo tem mostrado uma queda significativa nos últimos meses. Até julho de 2025, o saldo de contratações foi de apenas 16, representando uma redução de 234 em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 250. Essa diminuição reflete uma desaceleração no ritmo de contratações na área de transporte público.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações de agentes de estação são, principalmente, aqueles ligados à construção. A construção de edifícios lidera com 168 novas vagas. Em segundo lugar, a construção de rodovias e ferrovias trouxe 5 novas oportunidades. Os setores de estacionamento de veículos e aluguel de equipamentos comerciais e industriais também contribuíram, embora com números menores, somando apenas 1 vaga cada.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.