Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Santa Catarina (Estado), foram levantados 5,757 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,834.53 e uma carga horária de 34 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,689.78, enquanto a mediana fica em R$ 3,834.53, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,353.38. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 8,421.78, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de nível superior na educação infantil em Santa Catarina têm uma remuneração que, embora variável, tende a ser vista como confortável pela maioria dos brasileiros, especialmente quando comparada ao salário mínimo nacional. No entanto, a margem de crescimento é claramente visível, com a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% sendo bastante expressiva. Isso sugere que há espaço para progressão salarial, incentivando os profissionais a buscar qualificações adicionais e experiências que possam aumentar seu valor no mercado de trabalho.
Até julho de 2025, o saldo de contratações para professores de nível superior na educação infantil em Santa Catarina chegou a 199, um aumento significativo de 79 em relação aos 120 registrados no mesmo período do ano anterior. Essa melhoria reflete uma tendência positiva no setor educacional, especialmente na formação inicial das crianças, sinalizando uma valorização crescente dos profissionais qualificados nesta área.
Na ponta do ranking de contratações, a administração pública em geral se destaca, com 127 novas vagas, demonstrando um investimento substancial do governo no fortalecimento da educação infantil. Logo atrás, atividades de associações de defesa de direitos sociais somaram 32 contratações, enquanto o ensino fundamental contribuiu com 23 novos postos. O ensino médio e o treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial completam a lista, com 12 e 9 contratações, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.