Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Roraima (Estado), foram levantados 1,704 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,423.08 e uma carga horária de 26 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,980.05, enquanto a mediana fica em R$ 4,423.08, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,149.06. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,464.76, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de nível superior na educação infantil em Roraima, que oscila entre R$ 3,980.05 e R$ 5,149.06, pode ser considerada modesta no contexto nacional, onde salários acima de R$ 5,000.00 são vistos como confortáveis. No entanto, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa variação sugere que, com dedicação e qualificações adicionais, os professores podem aspirar a remunerações mais elevadas, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
O mercado de trabalho para professores de nível superior na educação infantil em Roraima apresenta um saldo de contratações de 23 até julho de 2025, uma redução de 4 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 27. Essa pequena queda pode refletir mudanças nas políticas educacionais ou na demanda por esses profissionais, embora o saldo permaneça positivo, indicando que há mais contratações do que desligamentos.
Na análise dos setores que mais contrataram, a educação infantil - pré-escola lidera com 15 novas vagas. Logo atrás, a creche adicionou 7 vagas, enquanto outras atividades de ensino não especificadas anteriormente trouxeram 2 oportunidades. O ensino médio e o ensino fundamental também contribuíram, com 1 vaga cada, mostrando que a maioria das contratações está concentrada nos primeiros anos de educação.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.