Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Boa Vista (RR), foram levantados 1,522 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,423.08 e uma carga horária de 25 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 4,004.44, enquanto a mediana fica em R$ 4,423.08, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,117. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,464.76, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
Os professores de nível superior na educação infantil em Boa Vista (RR) têm uma remuneração que pode ser considerada satisfatória para a maioria dos brasileiros, já que a faixa de R$ 4,004.44 a R$ 5,117 está acima do salário mínimo nacional e permite uma melhor qualidade de vida. Ainda que a maioria esteja na faixa de remuneração confortável, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, incentivando os educadores a buscar qualificações adicionais para aumentar suas rendas.
Até julho de 2025, a cidade de Boa Vista (RR) registrou um saldo de 18 contratações para professores de nível superior na educação infantil, uma pequena redução de 1 em relação ao mesmo período do ano anterior. Apesar da diminuição, o saldo permanece positivo, sinalizando que a demanda por esses profissionais continua, embora em ritmo mais lento.
Os setores que mais têm contribuído para estas contratações são a educação infantil, com destaque para pré-escola, que adicionou 10 vagas. Logo atrás, a creche também tem se destacado, com 7 novas oportunidades. Outras atividades de ensino e o ensino médio somaram 2 e 1 vagas, respectivamente, enquanto o ensino fundamental não registrou alterações no número de contratações.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.