Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Rio Grande do Sul (Estado), foram levantados 6,827 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,564.08 e uma carga horária de 30 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,524.83, enquanto a mediana fica em R$ 3,564.08, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,398.15. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 7,555.78, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os professores de nível superior na educação infantil no Rio Grande do Sul têm uma remuneração que, embora variável, tende a ser considerada confortável para a maioria dos brasileiros, especialmente quando comparada aos salários mais baixos. No entanto, a margem de crescimento é claramente visível, com a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% sendo bastante expressiva. Isso indica que há espaço para progressão salarial, incentivando os profissionais a buscar qualificações adicionais e experiências que possam aumentar seu rendimento ao longo da carreira.
O mercado de trabalho para professores de nível superior na educação infantil no Rio Grande do Sul tem mostrado um bom desempenho. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 96, um aumento significativo de 59 em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 37. Esses números refletem uma clara tendência de crescimento na demanda por profissionais qualificados nesta área.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são, em primeiro lugar, o ensino médio, com 28 novas vagas. Logo atrás, a educação infantil - pré-escola, com 23 vagas, e o ensino fundamental, que adicionou 19 oportunidades. A educação superior também está se expandindo, com 9 novas vagas, enquanto outras atividades de recreação e lazer completam o top 5, com 8 vagas. Esses dados indicam uma diversificação das oportunidades, abrangendo diferentes níveis educacionais.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.