Motorista de ônibus urbano (CBO 7824-10): Imagine ser a alma da cidade, levando pessoas de um ponto a outro, sempre no horário certo. Essa é a vida de um motorista de ônibus urbano. Para entrar nesse mundo, você precisa ter uma carteira de habilitação, ensino fundamental completo e um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Depois de três ou quatro anos de experiência, você estará pronto para enfrentar o tráfego caótico e os horários apertados. Trabalhar como motorista de ônibus é como dançar uma coreografia complexa, onde cada movimento precisa ser preciso e seguro. Além disso, você precisa lidar com a pressão de cumprir horários, estar em pé por longos períodos e, às vezes, enfrentar situações estressantes, como acidentes ou assaltos. Mas, no final do dia, há uma sensação única de ter feito parte da rotina de muitas pessoas.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Porto Alegre (RS), foram levantados 2,127 profissionais que atuam como Motorista de ônibus urbano, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,761.78 e uma carga horária de 49 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,320.28, enquanto a mediana fica em R$ 3,761.78, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,056.93. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 4,604.16, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
Com uma remuneração que oscila entre R$ 3,320.28 e R$ 4,056.93, a maioria dos motoristas de ônibus urbanos em Porto Alegre (RS) ganha um salário que pode ser considerado modesto no contexto brasileiro, mas que oferece uma melhor qualidade de vida comparado a salários abaixo de R$ 3,000.00. Ainda que a remuneração seja relativamente baixa, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, permitindo que os motoristas busquem melhores oportunidades à medida que ganham experiência e habilidades.
Até julho de 2025, o saldo de contratações para motoristas de ônibus urbano em Porto Alegre somou 42, um salto significativo de 135 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era negativo, com -93. Essa reversão no cenário de emprego reflete uma clara melhoria na demanda por esses profissionais, sinalizando uma recuperação no setor de transporte público.
O setor de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, lidera as contratações com 41 novos postos de trabalho. Em segundo lugar, o setor de transporte rodoviário coletivo de passageiros sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional, adicionou 4 vagas. Educação infantil - creche e construção de rodovias e ferrovias também contribuíram com 1 vaga cada, enquanto atividades de associações de defesa de direitos sociais não registrou alterações.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.