Motorista de ônibus urbano (CBO 7824-10): Imagine ser a alma da cidade, levando pessoas de um ponto a outro, sempre no horário certo. Essa é a vida de um motorista de ônibus urbano. Para entrar nesse mundo, você precisa ter uma carteira de habilitação, ensino fundamental completo e um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Depois de três ou quatro anos de experiência, você estará pronto para enfrentar o tráfego caótico e os horários apertados. Trabalhar como motorista de ônibus é como dançar uma coreografia complexa, onde cada movimento precisa ser preciso e seguro. Além disso, você precisa lidar com a pressão de cumprir horários, estar em pé por longos períodos e, às vezes, enfrentar situações estressantes, como acidentes ou assaltos. Mas, no final do dia, há uma sensação única de ter feito parte da rotina de muitas pessoas.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Rio Grande do Sul (Estado), foram levantados 9,665 profissionais que atuam como Motorista de ônibus urbano, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,340.81 e uma carga horária de 51 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,581, enquanto a mediana fica em R$ 3,340.81, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,882.57. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 4,603.90, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas de ônibus urbanos no Rio Grande do Sul varia entre R$ 2,581 e R$ 3,882.57, o que coloca a maioria desses profissionais em uma faixa salarial que, embora não seja alta, oferece uma qualidade de vida melhor do que a dos trabalhadores com rendimentos abaixo de R$ 3,000.00. Ainda que a margem de crescimento seja limitada, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para progressão salarial com o tempo e a experiência.
O mercado de trabalho para motoristas de ônibus urbano no Rio Grande do Sul tem mostrado uma notável expansão. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 462, um aumento significativo de 369 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de apenas 93. Esses números refletem uma clara tendência de crescimento na demanda por esses profissionais.
Os setores que mais têm impulsionado essa expansão são, principalmente, o transporte rodoviário coletivo de passageiros, tanto sob regime de fretamento quanto com itinerário fixo, especialmente no âmbito municipal. O transporte escolar também se destaca, com saldos de 142, 141 e 108 respectivamente. Esses dados indicam que a demanda por motoristas de ônibus está sendo impulsionada por uma variedade de serviços de transporte público e privado, refletindo uma necessidade crescente de mobilidade urbana no estado.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.