Motorista de ônibus rodoviário (CBO 7824-05): Imagine-se sentado no volante de um gigantesco ônibus, pronto para embarcar em uma jornada de longas distâncias. Essa é a vida de um motorista de ônibus rodoviário, que não só dirige o veículo, mas também garante a segurança e o conforto dos passageiros. Para entrar nesse mundo, é necessário ter uma carteira de habilitação, completar o ensino fundamental e participar de um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Após três ou quatro anos de experiência, o motorista estará apto para enfrentar os desafios do ofício. Os motoristas trabalham em veículos, lidando com horários irregulares e pressão para cumprir horários, além de enfrentar situações de estresse e riscos de acidentes e assaltos.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Rio Grande do Sul (Estado), foram levantados 7,656 profissionais que atuam como Motorista de ônibus rodoviário, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,154.77 e uma carga horária de 47 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,550, enquanto a mediana fica em R$ 3,154.77, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,654.04. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 4,551.89, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas de ônibus rodoviários no Rio Grande do Sul oscila entre níveis que podem ser considerados baixos a moderados no contexto nacional. Embora a maioria dos profissionais esteja na faixa de salários que pode gerar insatisfação, há espaço para crescimento, especialmente para aqueles que buscam ascender ao topo da escala salarial. A diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que, com dedicação e experiência, é possível alcançar remunerações mais atrativas.
O mercado de trabalho para motoristas de ônibus rodoviário no Rio Grande do Sul apresenta um cenário bastante positivo até julho de 2025, com um saldo de contratações de 323, representando um aumento significativo de 361 em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de apenas -38. Essa melhoria reflete uma recuperação robusta na demanda por esses profissionais.
Os setores que mais têm impulsionado as contratações são, em primeiro lugar, o transporte rodoviário coletivo de passageiros sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional, com 94 novas vagas. Logo depois, o serviço combinado de escritório e apoio administrativo adicionou 61 postos de trabalho. O transporte escolar também contribuiu positivamente, com 45 novas vagas. Outros setores relevantes incluem o transporte rodoviário coletivo de passageiros com itinerário fixo, intermunicipal, que somou 39 vagas, e o transporte rodoviário coletivo de passageiros sob regime de fretamento, municipal, com 34 novas oportunidades.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.