Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Rio Grande do Norte (Estado), foram levantados 3,294 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,858.30 e uma carga horária de 38 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,175, enquanto a mediana fica em R$ 4,858.30, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,427.84. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 9,278.88, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Os professores de nível superior na educação infantil do Rio Grande do Norte têm uma remuneração que se enquadra na faixa de salários confortáveis, acima de R$ 5,000.00, o que geralmente proporciona uma boa qualidade de vida. No entanto, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa variação sugere que, com dedicação e desenvolvimento contínuo, os educadores podem alavancar suas carreiras e alcançar remunerações mais elevadas.
Até julho de 2025, o saldo de contratações de professores de nível superior na educação infantil no Rio Grande do Norte somou 40, uma redução de 20 em relação ao mesmo período do ano passado. Embora haja uma diminuição, o saldo positivo indica que há ainda demanda por esses profissionais, embora menor que no ano anterior.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são a educação infantil, com destaque para creches, que adicionaram 21 novos postos de trabalho. Em segundo lugar, as pré-escolas trouxeram 15 vagas. O ensino fundamental também se destacou, com 6 novas posições. Os setores de ensino médio e outras atividades de ensino completaram o top 5, com 2 e 1 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.