Professor de nível médio na educação infantil (CBO 3311-05): Imagine a figura central que ajuda a moldar os primeiros passos de aprendizado de nossas crianças. Esses profissionais não apenas ensinam, mas também cuidam de alunos na faixa etária de zero a seis anos. Com um ensino médio completo e um curso técnico de formação para o magistério, eles são capazes de criar um ambiente de aprendizado seguro e estimulante. Planejando ações didáticas, avaliando o desempenho dos alunos e preparando material pedagógico, esses educadores desempenham um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Trabalhando tanto em instituições públicas quanto privadas, eles enfrentam desafios diários com um sorriso no rosto, sabendo que cada dia traz novas oportunidades de aprendizado e crescimento.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Rio Grande do Norte (Estado), foram levantados 1.076 profissionais que atuam como Professor de nível médio na educação infantil, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 1,554.99 e uma carga horária de 36 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,381.75, enquanto a mediana fica em R$ 1,554.99, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,332.12. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,337.28, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de nível médio na educação infantil no Rio Grande do Norte tende a ser vista como baixa, situando-se abaixo da faixa que proporciona maior satisfação no Brasil. No entanto, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa variação sugere que, com dedicação e desenvolvimento de habilidades, os professores podem alavancar suas carreiras e alcançar remunerações mais atrativas.
O mercado de trabalho para professores de nível médio na educação infantil no Rio Grande do Norte apresenta um saldo de contratações de 50 até julho de 2025, representando uma redução de 11 em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar da queda, o saldo permanece positivo, sinalizando que há ainda demanda por esses profissionais, embora em menor escala comparada ao ano anterior.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são o ensino fundamental, com 21 novas vagas, seguido pelo ensino médio, que adicionou 14 oportunidades. A educação infantil - pré-escola vem logo atrás, com 11 vagas. Os setores de educação infantil - creche e treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial compartilham o último lugar com 2 vagas cada. Esses números mostram que a educação, em todas as suas fases, continua a ser um campo promissor para esses profissionais.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.