Professor de história do ensino fundamental (CBO 2313-25): Imagine alguém capaz de transformar datas, eventos e personagens históricos em fascinantes narrativas que prendem a atenção de jovens mentes curiosas. Essa é a missão dos professores de história do ensino fundamental. Para embarcar nessa jornada, é necessário ter um diploma de ensino superior na área e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Esses profissionais trabalham em ambientes diversificados, desde escolas urbanas até ambientes improvisados, lidando com alunos de diferentes idades e backgrounds. Eles enfrentam desafios como a necessidade de adaptar suas aulas a diferentes estilos de aprendizagem e o uso intensivo da voz, mas a recompensa de ver seus alunos engajados e entusiasmados com o passado faz tudo valer a pena.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Rio Grande do Norte (Estado), foram levantados 1,728 profissionais que atuam como Professor de história do ensino fundamental, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,497.33 e uma carga horária de 40 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,870.21, enquanto a mediana fica em R$ 4,497.33, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,412.29. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 8,424.92, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de história no Rio Grande do Norte varia entre níveis que podem ser considerados modestos a confortáveis no contexto brasileiro. Embora a maioria esteja na faixa de R$ 3,870.21 a R$ 5,412.29, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Isso sugere que, com dedicação e esforço, os professores têm a oportunidade de melhorar significativamente suas condições financeiras ao longo da carreira.
O mercado de trabalho para professores de história do ensino fundamental no Rio Grande do Norte apresenta um saldo de contratações de 13 até julho de 2025, uma redução de 4 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Apesar da queda, o saldo positivo sugere que há demanda por profissionais nesta área, embora o ritmo de crescimento tenha diminuído.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são, em primeiro lugar, o ensino fundamental, com 10 novos postos de trabalho. Logo atrás, o ensino médio adicionou 3 vagas, enquanto a educação infantil - pré-escola não registrou alterações. Esses números indicam que a maior parte das oportunidades está concentrada na educação básica, especialmente no ensino fundamental.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.