Motorista de ônibus urbano (CBO 7824-10): Imagine ser a alma da cidade, levando pessoas de um ponto a outro, sempre no horário certo. Essa é a vida de um motorista de ônibus urbano. Para entrar nesse mundo, você precisa ter uma carteira de habilitação, ensino fundamental completo e um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Depois de três ou quatro anos de experiência, você estará pronto para enfrentar o tráfego caótico e os horários apertados. Trabalhar como motorista de ônibus é como dançar uma coreografia complexa, onde cada movimento precisa ser preciso e seguro. Além disso, você precisa lidar com a pressão de cumprir horários, estar em pé por longos períodos e, às vezes, enfrentar situações estressantes, como acidentes ou assaltos. Mas, no final do dia, há uma sensação única de ter feito parte da rotina de muitas pessoas.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Rio Grande do Norte (Estado), foram levantados 2,134 profissionais que atuam como Motorista de ônibus urbano, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,437.63 e uma carga horária de 43 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,110.18, enquanto a mediana fica em R$ 2,437.63, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,688.14. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 3,369.33, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 2,110.18 e R$ 2,688.14, a maioria dos motoristas de ônibus urbanos no Rio Grande do Norte ganha um salário que pode ser considerado baixo no contexto brasileiro, onde remunerações abaixo de R$ 3,000.00 são frequentemente associadas a insatisfação. No entanto, há espaço para crescimento, já que a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há oportunidades para melhorias salariais com experiência e dedicação.
O mercado de trabalho para motoristas de ônibus urbano no Rio Grande do Norte apresenta um cenário menos otimista em 2025. Até julho deste ano, o saldo de contratações foi de -37, representando uma redução significativa de 224 em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 187. Essa queda reflete uma diminuição na demanda por esses profissionais, possivelmente influenciada por mudanças econômicas ou operacionais no setor de transporte público.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações de motoristas de ônibus urbano no estado são variados, mas a construção de edifícios lidera com 33 novos postos de trabalho. Logo atrás, o transporte escolar adicionou 22 vagas, enquanto o transporte rodoviário de carga municipal trouxe 6 novas oportunidades. O transporte rodoviário coletivo de passageiros e outras atividades auxiliares dos transportes terrestres completam a lista, com 4 e 2 vagas, respectivamente. Esses números mostram que, embora haja contratações, elas estão concentradas em áreas específicas do setor.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.