Supervisor de logística (CBO 4102-40): Imagine que você é o capitão de uma grande nave espacial, responsável por garantir que todos os sistemas funcionem perfeitamente e que a tripulação esteja em sintonia. Essa é a vida de um supervisor de logística! Esses profissionais têm a missão de supervisionar equipes e serviços financeiros, além de administrar bens-patrimoniais e realizar cobranças. Para embarcar nessa jornada, é necessário ter um diploma de nível superior, um curso básico de qualificação profissional de até 200 horas e de três a quatro anos de experiência. Os supervisores de logística podem atuar em diversos setores, desde a construção civil até indústrias diversas, e geralmente trabalham em ambientes fechados, em horário diurno, e podem enfrentar situações de estresse de vez em quando.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Rio de Janeiro (Estado), foram levantados 2,304 profissionais que atuam como Supervisor de logística, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,125.33 e uma carga horária de 47 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,031.94, enquanto a mediana fica em R$ 4,125.33, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,301.20. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 11,975.70, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração de um Supervisor de logística no Rio de Janeiro (Estado) é bastante variável, mas a maioria dos profissionais ganha um salário que pode ser considerado confortável no contexto brasileiro, já que remunerações acima de R$ 5,000.00 são vistas como proporcionando uma melhor qualidade de vida. A diferença significativa entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, incentivando os Supervisores de logística a buscar qualificações e experiências adicionais para aumentar seu potencial salarial.
O mercado de trabalho para supervisores de logística no estado do Rio de Janeiro tem mostrado sinais de melhora. Até julho de 2025, o saldo de contratações foi de -106, representando uma redução na quantidade de desligamentos em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de -147. Isso significa que houve uma melhoria de 41 pontos no saldo comparado ao ano anterior, indicando um ligeiro aquecimento no setor.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são, em primeiro lugar, o transporte rodoviário de carga, que adicionou 13 novos postos de trabalho. Logo atrás, a coleta de resíduos não perigosos trouxe 12 novas vagas. Outros setores relevantes incluem testes e análises técnicas, com 5 novas posições, e a locação de outros meios de transporte sem condutor, juntamente com a locação de mão de obra temporária, ambas com 4 novas vagas. Esses números refletem uma diversificação das oportunidades de emprego no campo da logística.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.