Supervisor de carga e descarga (CBO 3423-15): Imagine ser o capitão de uma frota de veículos, garantindo que cada carga chegue ao seu destino seguro e a tempo. Essa é a vida de um supervisor de carga e descarga, que supervisiona motoristas e auxiliares, checa documentação e inspecciona veículos e cargas. Para entrar nesse mundo, você precisa de um ensino médio ou um curso técnico profissionalizante, e depois de três a quatro anos de experiência, estará pronto para liderar a equipe. Trabalha em ambientes fechados ou dentro de veículos, em turnos variados, e ocasionalmente enfrenta situações de pressão, como em casos de acidentes, quando precisa providenciar assistência às vítimas e aos órgãos competentes.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Rio de Janeiro (Estado), foram levantados 1,254 profissionais que atuam como Supervisor de carga e descarga, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,647.60 e uma carga horária de 46 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,589.37, enquanto a mediana fica em R$ 3,647.60, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,882.71. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 7,983.49, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos Supervisores de carga e descarga no Rio de Janeiro (Estado) é considerada razoável, situando-se acima da faixa de salários baixos no Brasil. A maioria dos profissionais nessa ocupação ganha um salário que proporciona uma qualidade de vida decente, embora não seja considerado alto. A diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, permitindo que os supervisores aumentem suas remunerações com experiência e habilidades adicionais.
Até julho de 2025, o saldo de contratações para supervisores de carga e descarga no estado do Rio de Janeiro somou -89, representando uma melhora de 55 em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de -144. Embora o número continue negativo, essa redução na diferença sugere uma lenta recuperação no setor de logística e transporte.
Os setores que mais contribuíram para essas contratações foram a organização logística do transporte de carga, com um saldo de 15. Em seguida, a reparação de artigos do mobiliário, serviços de usinagem, torneiria e solda, e o comércio varejista de materiais de construção em geral, todos com um saldo de 4. Por fim, o transporte rodoviário de mudanças adicionou 3 novas vagas, mostrando que diversos setores estão se expandindo gradualmente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.