Segundo oficial de máquinas da marinha mercante (CBO 2152-15): Imagine ser o segundo chefe da cozinha de um enorme navio, mas em vez de cozinhar, você cuida de todas as máquinas que mantêm o navio funcionando. Esses profissionais são responsáveis por garantir que os motores, sistemas de ar condicionado, bombas d'água e outros equipamentos estejam sempre em perfeito estado. Para se tornar um segundo oficial de máquinas, é necessário ter um bacharelado em Ciências Náuticas, obtido em uma das escolas da Marinha Mercante no Brasil, além de experiência que pode variar de zero a sete anos. Trabalham em turnos irregulares, confinados em embarcações, enfrentando altas temperaturas, ruídos e movimentos constantes da embarcação. Apesar dos desafios, a sensação de manter um navio funcionando é inigualável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Rio de Janeiro (Estado), foram levantados 1.280 profissionais que atuam como Segundo oficial de máquinas da marinha mercante, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 17,655.50 e uma carga horária de 55 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 8,115.96, enquanto a mediana fica em R$ 17,655.50, com o terceiro quartil chegando a R$ 24,980.10. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 33,653.80, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos segundos oficiais de máquinas da marinha mercante no Rio de Janeiro é bastante atrativa, situando-se acima de R$ 10,000.00, o que é visto como um salário alto e atrativo no contexto brasileiro. Ainda há espaço para crescimento profissional, já que a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% é significativa, sugerindo que com experiência e dedicação, os profissionais podem alcançar remunerações ainda mais elevadas.
O mercado de trabalho para segundo oficiais de máquinas da marinha mercante no estado do Rio de Janeiro registrou um saldo de 76 contratações até julho de 2025, representando uma redução de 14 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 90. Essa diminuição sugere que, embora haja demanda por esses profissionais, o ritmo de contratações está mais lento comparado ao ano passado.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são, principalmente, a navegação de apoio marítimo, que adicionou 70 novos postos de trabalho. Em segundo lugar, atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural, com 11 vagas. A locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos, e o transporte marítimo de cabotagem - carga, também contribuíram, com 10 e 8 vagas, respectivamente. A consultoria em tecnologia da informação completou o top 5, com apenas 1 nova vaga.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.