Motorista de ônibus urbano (CBO 7824-10): Imagine ser a alma da cidade, levando pessoas de um ponto a outro, sempre no horário certo. Essa é a vida de um motorista de ônibus urbano. Para entrar nesse mundo, você precisa ter uma carteira de habilitação, ensino fundamental completo e um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Depois de três ou quatro anos de experiência, você estará pronto para enfrentar o tráfego caótico e os horários apertados. Trabalhar como motorista de ônibus é como dançar uma coreografia complexa, onde cada movimento precisa ser preciso e seguro. Além disso, você precisa lidar com a pressão de cumprir horários, estar em pé por longos períodos e, às vezes, enfrentar situações estressantes, como acidentes ou assaltos. Mas, no final do dia, há uma sensação única de ter feito parte da rotina de muitas pessoas.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No São Gonçalo (RJ), foram levantados 2,159 profissionais que atuam como Motorista de ônibus urbano, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,362.10 e uma carga horária de 42 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,174.90, enquanto a mediana fica em R$ 3,362.10, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,569.38. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 4,438.49, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 3,174.90 e R$ 3,569.38, a maioria dos motoristas de ônibus urbanos em São Gonçalo (RJ) ganha um salário que pode ser considerado modesto no contexto brasileiro, mas que oferece uma melhor qualidade de vida. Apesar de estar abaixo da faixa de remuneração confortável, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, permitindo que os motoristas busquem melhores oportunidades à medida que adquirem experiência e habilidades.
O mercado de trabalho para motoristas de ônibus urbano em São Gonçalo (RJ) registrou um saldo de contratações negativo de -106 até julho de 2025, representando uma redução de 82 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de -24. Esses números refletem uma tendência de diminuição na demanda por esses profissionais, possivelmente influenciada por mudanças nos hábitos de transporte público.
Entre os setores que mais têm contribuído para as contratações, o comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos lidera com um saldo de 2. Em segundo lugar, atividades de limpeza não especificadas anteriormente contribuíram com um saldo de 1. Por outro lado, o transporte rodoviário coletivo de passageiros, tanto municipal quanto intermunicipal em região metropolitana, apresentaram os piores resultados, com saldos de -39 e -69, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.