Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) (CBO 7825-10): Imagine-se dirigindo por estradas sinuosas, cruzando fronteiras e transportando cargas de todo tipo. Essa é a vida de um motorista de caminhão, uma profissão que, apesar de exigir apenas o ensino fundamental, precisa de um curso básico de qualificação e de um período de experiência entre um a dois anos. Os caminhoneiros são os verdadeiros heróis das estradas, enfrentando horários irregulares e alternados, muitas vezes sozinhos ou em duplas. Eles lidam com cargas pesadas e volumosas, operam equipamentos, realizam inspeções e reparos em veículos, vistoriam cargas e verificam documentação. Em resumo, são os responsáveis por manter o fluxo de mercadorias rodoviário funcionando.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em São Gonçalo (RJ), foram levantados 1,344 profissionais que atuam como Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,366.21 e uma carga horária de 45 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,970.52, enquanto a mediana fica em R$ 2,366.21, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,950.20. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 4,169.02, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 1,970.52 e R$ 2,950.20, a maioria dos motoristas de caminhão em São Gonçalo (RJ) ganha um salário que pode ser considerado baixo no contexto brasileiro, onde remunerações abaixo de R$ 3,000.00 são frequentemente associadas a insatisfação. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, permitindo que os motoristas busquem melhorias salariais à medida que adquirem mais experiência e habilidades.
O mercado de trabalho para motoristas de caminhão em São Gonçalo (RJ) registrou um saldo de contratações negativo de -36 até julho de 2025, representando uma redução de 24 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de -12. Essa tendência indica que houve um aumento na quantidade de desligamentos em comparação com as contratações, refletindo possivelmente uma desaceleração econômica ou mudanças no setor de transporte.
No que diz respeito aos setores que mais estão contratando, o transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional, lidera com 10 novas vagas. Em segundo lugar, a instalação e manutenção elétrica trouxe 8 novas oportunidades. O comércio atacadista de materiais de construção e atividades de limpeza não especificadas anteriormente compartilham o terceiro lugar, ambas com 7 vagas. Por fim, o transporte rodoviário de carga, municipal, completa o top 5 com 5 novas vagas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.