Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (CBO 2312-10): Imagine alguém que tem a missão de acender a chama do conhecimento nas mentes jovens, preparando-as para o mundo que as espera. Esses professores não apenas ministram aulas de comunicação, integração social e iniciação às ciências, mas também são os arquitetos do aprendizado, planejando aulas e participando da elaboração do projeto pedagógico da escola. Para desempenhar essa função, é necessário ter um diploma de nível superior na área de educação e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Suas jornadas são tão diversas quanto as comunidades em que atuam, desde zonas urbanas até ambientes improvisados, e podem incluir reuniões administrativas, eventos sociais e até mesmo lidar com o desgaste vocal decorrente do uso intensivo da voz.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Rio de Janeiro (Estado), foram levantados 20,323 profissionais que atuam como Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,456.38 e uma carga horária de 32 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,981.23, enquanto a mediana fica em R$ 3,456.38, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,598.96. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 10,413.10, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de nível superior no ensino fundamental do Rio de Janeiro varia bastante, mas a maioria dos profissionais encontra-se em uma faixa que proporciona uma qualidade de vida razoável, embora não seja vista como alta. A diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, permitindo que os educadores busquem melhores oportunidades à medida que ganham experiência e habilidades. Essa possibilidade de ascensão pode ser encorajadora para quem busca uma carreira estável e gratificante na educação.
O mercado de trabalho para professores de nível superior do ensino fundamental no estado do Rio de Janeiro registrou um saldo de 226 contratações até julho de 2025, representando uma redução de 124 em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso sinaliza uma diminuição na demanda por esses profissionais, embora ainda haja um saldo positivo, indicando que as contratações superam os desligamentos.
Os setores que mais contribuíram para essas contratações foram, em primeiro lugar, o ensino fundamental, com 185 novos postos. Logo atrás, o ensino médio adicionou 106 vagas, enquanto a educação infantil - pré-escola e creche somaram 93 e 73 vagas, respectivamente. Os cursos preparatórios para concursos também contribuíram, com 12 novas oportunidades. Esses números mostram que a educação básica continua sendo um campo relevante para a geração de empregos nessa área.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.