Professor de matemática no ensino médio (CBO 2321-55): Imagine alguém capaz de transformar equações e fórmulas em aventuras diárias para adolescentes. Essa é a missão dos professores de matemática no ensino médio. Para entrar nesse time, você precisa ter um diploma de nível superior, geralmente em Matemática ou Pedagogia, e, se for trabalhar na rede pública, passar por um concurso público. Os professores lidam com alunos de diferentes backgrounds culturais e sociais, muitas vezes em zonas urbanas, e enfrentam desafios como ruído intenso, fadiga vocal e estresse. Apesar disso, a recompensa de ver os olhos dos estudantes brilharem quando entendem um conceito difícil é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Rio de Janeiro (Estado), foram levantados 1,452 profissionais que atuam como Professor de matemática no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,304.01 e uma carga horária de 20 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,214.25, enquanto a mediana fica em R$ 2,304.01, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,288.95. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 8,299.25, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de matemática no ensino médio no Rio de Janeiro varia bastante, mas a maioria dos salários está na faixa considerada baixa a moderada no contexto nacional. No entanto, a grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro. Essa oportunidade de progresso pode ser um incentivo para quem busca uma carreira estável e com potencial de desenvolvimento.
O mercado de trabalho para professores de matemática no ensino médio no estado do Rio de Janeiro tem mostrado uma ligeira redução nas contratações. Até julho de 2025, o saldo de contratações foi de 65, representando uma diminuição de 18 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 83. Apesar da queda, o saldo permanece positivo, sinalizando que as contratações continuam a superar os desligamentos.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são, em primeiro lugar, o ensino fundamental, com 34 novas vagas. Logo atrás, o ensino médio adicionou 18 vagas. A educação infantil e pré-escola também se destacaram, com 8 novas oportunidades. Os cursos preparatórios para concursos e a educação profissional de nível técnico completam a lista, com 6 e 3 vagas, respectivamente. Esses números mostram que a demanda por professores de matemática está distribuída entre diferentes níveis educacionais.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.