Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental (CBO 2313-05): Imagine alguém capaz de transformar números e fórmulas em aventuras diárias para jovens mentes curiosas. Essa é a missão dos professores de ciências exatas e naturais do ensino fundamental. Para embarcar nessa jornada, é necessário ter um diploma de ensino superior na área e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Esses profissionais desempenham seu papel em uma variedade de ambientes, desde escolas tradicionais até ONGs, lidando com alunos de diferentes idades e fundos culturais. Eles enfrentam desafios como horários variáveis e, às vezes, espaços de trabalho improvisados, mas o prazer de ver os olhos dos alunos brilharem ao entender um conceito novo compensa tudo.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Rio de Janeiro (Estado), foram levantados 4,407 profissionais que atuam como Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,579.49 e uma carga horária de 26 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,698.90, enquanto a mediana fica em R$ 3,579.49, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,917.63. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 8,371.96, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Os professores de ciências exatas e naturais do ensino fundamental no Rio de Janeiro (Estado) têm uma remuneração que, em sua maioria, varia entre R$ 1,698.90 e R$ 4,917.63, situando-se em uma faixa que pode proporcionar uma qualidade de vida decente, embora não seja considerada alta no contexto nacional. Ainda assim, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, permitindo que os educadores busquem melhores oportunidades e aumentos salariais à medida que ganham experiência e habilidades.
O mercado de trabalho para professores de ciências exatas e naturais do ensino fundamental no estado do Rio de Janeiro mostra um ligeiro aumento nas contratações. Até julho de 2025, o saldo de contratações foi de 133, um aumento de 8 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 125. Embora a diferença seja pequena, isso indica uma tendência positiva no setor educacional.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são, em primeiro lugar, o ensino fundamental, com 68 novas vagas. Em segundo lugar, as holdings de instituições não financeiras adicionaram 33 vagas. A educação infantil e pré-escola vem logo atrás, com 24 novas oportunidades. O ensino médio e os cursos preparatórios para concursos também contribuíram, com 12 e 2 vagas, respectivamente. Esses números mostram que a demanda por professores está bem distribuída entre diferentes níveis e tipos de instituições educacionais.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.