Operador de atendimento aeroviário (CBO 3425-35): Imagine ser a peça-chave que garante que os aviões decolam e aterrissam com segurança, que os passageiros embarquem e desembarquem sem contratempos e que todo o sistema de aviação funcione como um relógio suíço. Essa é a vida de um operador de atendimento aeroviário. Com um ensino médio sólido e cursos de especialização que variam de 200 a 400 horas, esses profissionais são treinados para lidar com situações que vão desde a elaboração de planos de segurança de voo até a fiscalização de atividades aeroportuárias. Eles passam de três a cinco anos se aperfeiçoando no ofício, ganhando experiência e habilidades que os tornam verdadeiros especialistas. Trabalham em equipes, muitas vezes sob pressão, e seus horários podem ser tão imprevisíveis quanto o tempo, mas a sensação de ter contribuído para que milhares de pessoas cheguem ao seu destino seguro e a tempo é inigualável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Rio de Janeiro (Estado), foram levantados 1,449 profissionais que atuam como Operador de atendimento aeroviário, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,129.57 e uma carga horária de 35 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,693.28, enquanto a mediana fica em R$ 2,129.57, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,996.56. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,434.81, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos operadores de atendimento aeroviário no Rio de Janeiro (Estado) tende a ser vista como baixa a moderada no contexto brasileiro, com a maioria dos salários situados abaixo de R$ 3,000.00. No entanto, a possibilidade de crescimento profissional é evidente, especialmente considerando a diferença entre o primeiro quartil e o top 5%. Essa discrepância sugere que, com dedicação e desenvolvimento de habilidades, há espaço para aumentos significativos na remuneração ao longo da carreira.
O mercado de trabalho para operadores de atendimento aeroviário no estado do Rio de Janeiro mostra sinais de ligeira recuperação. Até julho de 2025, o saldo de contratações foi de 92, representando um aumento de 6 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 86. Embora a melhora seja modesta, ela sinaliza uma tendência positiva para a ocupação.
No que diz respeito aos setores que mais estão contratando, o transporte aéreo de passageiros regular se destaca, com 98 novas vagas. Logo atrás, o serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação trouxe 14 oportunidades. Os setores de operadores turísticos, formação de condutores e agências de viagens completam a lista, com 6, 4 e 4 vagas, respectivamente. Esses números refletem a diversificação das oportunidades dentro do segmento aeroportuário.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.