Oficial superior de máquinas da marinha mercante (CBO 2152-05): Imagine ser o capitão do submundo de um navio, responsável por garantir que todas as engrenagens, válvulas e turbinas funcionem como um relógio suíço. Esses oficiais superiores são os verdadeiros magos das máquinas náuticas, formados em Ciências Náuticas nas prestigiadas escolas da Marinha Mercante, como o Ciaga no Rio de Janeiro ou o Ciaba em Belém. Após a formação, eles passam por um período de experiência que pode variar de zero a sete anos, dependendo das exigências regulatórias. Trabalham em turnos irregulares, confinados em embarcações, enfrentando as oscilações do mar e as exigências de manter tudo funcionando sem falhas. Além disso, devem seguir rigorosas normas de segurança e preservação ambiental, garantindo que a viagem seja segura e sustentável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Rio de Janeiro (Estado), foram levantados 1,009 profissionais que atuam como Oficial superior de máquinas da marinha mercante, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 33,927.10 e uma carga horária de 57 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 19,224, enquanto a mediana fica em R$ 33,927.10, com o terceiro quartil chegando a R$ 42,739.40. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 55,274.50, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Os oficiais superiores de máquinas da marinha mercante no Rio de Janeiro (Estado) têm uma remuneração que, em sua maioria, se enquadra na faixa de salários confortáveis, acima de R$ 5,000.00. No entanto, a margem de crescimento é claramente evidente, especialmente quando comparado ao primeiro quartil e ao top 5%. Essa variação sugere que, com o tempo e experiência, há espaço para aumentos significativos na remuneração, proporcionando uma carreira financeiramente gratificante.
O mercado de trabalho para oficiais superiores de máquinas da marinha mercante no estado do Rio de Janeiro mostra sinais de melhora. Até julho de 2025, o saldo de contratações foi de -2, representando uma redução de 8 em comparação com o saldo de -10 do mesmo período do ano anterior. Embora ainda negativo, este número sugere uma tendência positiva na criação de empregos para essa ocupação.
Os setores que mais contribuíram para essas contratações foram o transporte marítimo de cabotagem - carga, com 6 novas vagas, seguido pelas atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural, que adicionaram 4 postos de trabalho. As atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral também se destacaram, com 2 novas vagas. Escafandria e mergulho, juntamente com operadores de transporte multimodal, completaram o top 5, ambas com 1 vaga cada.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.