Motorista de ônibus urbano (CBO 7824-10): Imagine ser a alma da cidade, levando pessoas de um ponto a outro, sempre no horário certo. Essa é a vida de um motorista de ônibus urbano. Para entrar nesse mundo, você precisa ter uma carteira de habilitação, ensino fundamental completo e um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Depois de três ou quatro anos de experiência, você estará pronto para enfrentar o tráfego caótico e os horários apertados. Trabalhar como motorista de ônibus é como dançar uma coreografia complexa, onde cada movimento precisa ser preciso e seguro. Além disso, você precisa lidar com a pressão de cumprir horários, estar em pé por longos períodos e, às vezes, enfrentar situações estressantes, como acidentes ou assaltos. Mas, no final do dia, há uma sensação única de ter feito parte da rotina de muitas pessoas.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Rio de Janeiro (Estado), foram levantados 26,125 profissionais que atuam como Motorista de ônibus urbano, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,264 e uma carga horária de 43 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,000, enquanto a mediana fica em R$ 3,264, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,746.83. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 5,416.06, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas de ônibus urbanos no Rio de Janeiro (Estado) é considerada baixa a moderada no contexto brasileiro, permitindo uma qualidade de vida razoável, mas longe de ser vista como alta. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Essa variação sugere que, com dedicação e experiência, os motoristas podem alavancar suas carreiras e aumentar seus rendimentos, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
O mercado de trabalho para motoristas de ônibus urbano no estado do Rio de Janeiro tem passado por mudanças significativas. Até julho de 2025, o saldo de contratações caiu para -106, uma redução de 1005 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de 899. Essa queda reflete uma reversão no cenário de emprego para essa ocupação, que agora enfrenta mais desligamentos do que contratações.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações de motoristas de ônibus urbano são, em primeiro lugar, o transporte escolar, com 115 novas vagas. Logo atrás, o transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, adicionou 76 vagas. As agências de viagens também se destacaram, com 64 novas oportunidades. Menos expressivos, mas ainda relevantes, estão a construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica, com 22 vagas, e o serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita, com 20 vagas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.