Inspetor de serviços de transportes rodoviários (passageiros e cargas) (CBO 3423-10): Imagine ser o capitão de uma frota de veículos que transporta tanto pessoas quanto mercadorias. Essa é a vida de um Inspetor de Serviços de Transportes Rodoviários. Esses profissionais são a garantia de que tudo vai liso, desde o momento em que o caminhão ou ônibus sai da garagem até quando retorna. Para entrar nesse mundo, você precisa de um ensino médio ou um curso técnico, e depois de três a quatro anos de experiência, estará pronto para liderar. Trabalha em ambientes fechados ou dentro de veículos, em turnos variados, e ocasionalmente enfrenta situações de alta pressão, especialmente em casos de emergência ou acidentes.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Rio de Janeiro (Estado), foram levantados 1.074 profissionais que atuam como Inspetor de serviços de transportes rodoviários (passageiros e cargas), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,946.23 e uma carga horária de 43 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,259.16, enquanto a mediana fica em R$ 2,946.23, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,294.36. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,282.84, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos inspetores de transportes rodoviários no Rio de Janeiro (Estado) é bastante variável, mas a maioria dos profissionais ganha um salário que pode ser considerado baixo a moderado no contexto brasileiro. No entanto, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e aumento salarial. Essa oportunidade de progresso pode ser um incentivo para aqueles que buscam avançar em suas carreiras, oferecendo a perspectiva de uma remuneração mais confortável com o tempo e a experiência.
O mercado de trabalho para inspetores de serviços de transportes rodoviários no estado do Rio de Janeiro registrou um saldo de contratações de -2 até julho de 2025, representando uma melhora de 6 em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de -8. Embora o número ainda seja negativo, esta redução na taxa de desligamentos em relação às contratações sinaliza uma lenta recuperação no setor.
Os setores que mais contribuíram para as contratações de inspetores de transportes rodoviários foram o transporte rodoviário coletivo de passageiros, com saldo de 21, seguido por atividades de atendimento hospitalar, com 17. Em menor escala, reparação de artigos do mobiliário, terminais rodoviários e ferroviários, e o comércio atacadista de cerveja, chope e refrigerante também contribuíram, com saldos de 5, 2 e 2, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.