O que faz um Gerente de marketing?

Gerente de marketing (CBO 1423-15): Imagine ser o cérebro por trás de todas as estratégias que fazem uma marca brilhar. Essa é a vida de um gerente de marketing, que planeja, implementa e coordena todas as atividades de comercialização, marketing e comunicação de uma empresa. Para chegar lá, você precisa ter um diploma de nível superior, preferencialmente em marketing ou áreas afins, e acumular entre quatro e cinco anos de experiência prática. Trabalhando em ambientes fechados, esses profissionais enfrentam o desafio de equilibrar a pressão do trabalho com a necessidade de inovação constante, tudo isso enquanto mantêm a saúde, a segurança e a sustentabilidade em mente.

  • Elaboram planos estratégicos para áreas de comercialização, marketing e comunicação.
  • Implementam e coordenam a execução dessas atividades, garantindo que tudo saia conforme o planejado.
  • Assessoram a diretoria e setores da empresa, oferecendo insights e orientações estratégicas.
  • Gerenciam recursos humanos, administrando equipes e promovendo um ambiente de trabalho saudável.
  • Administram recursos materiais e financeiros, garantindo que os projetos sejam viáveis e lucrativos.
  • Promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade, assegurando que a empresa opere de maneira ética e responsável.
  • Trabalham em equipes de supervisão ocasional, colaborando com colegas para alcançar metas comuns.

Ocupações relacionadas


Quanto ganha um Gerente de marketing em Rio de Janeiro (Estado)?

Distribuição da remuneração

Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.

Fonte: eSocial, RAIS, GanhaQuanto

No Rio de Janeiro (Estado), foram levantados 2,272 profissionais que atuam como Gerente de marketing, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 12,337.40 e uma carga horária de 49 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 5,700,00, enquanto a mediana fica em R$ 12,337.40, com o terceiro quartil chegando a R$ 19,777.80. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 35,000.00, demonstrando uma ampla faixa de remuneração dentro da ocupação.

Os gerentes de marketing no Rio de Janeiro têm uma remuneração que, em sua maioria, varia entre R$ 5,700.00 e R$ 19,777.80, situando-se em uma faixa que proporciona uma qualidade de vida confortável para a maioria dos brasileiros. No entanto, a grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há um vasto potencial de crescimento profissional. Essa amplitude sugere que, com dedicação e habilidades específicas, os profissionais podem alcançar remunerações muito altas, que são altamente desejáveis e satisfatórias.

📅 Dados atualizados até 2025-07-31

Movimentação de Gerente de marketing em Rio de Janeiro (Estado)

O mercado de trabalho para gerentes de marketing no estado do Rio de Janeiro tem mostrado um quadro preocupante. Até julho de 2025, o saldo de contratações registra -127, representando uma redução de 104 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo era de -23. Essa queda sugere que o setor está enfrentando dificuldades, com mais desligamentos do que contratações.

Os setores que mais têm contribuído para as contratações, embora de forma modesta, são o marketing direto, com 5 novos postos, seguido por clubes sociais, esportivos e similares, com 4 vagas. O comércio atacadista de artigos do vestuário e acessórios, lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares, e o aluguel de objetos do vestuário, jóias e acessórios completam a lista, com 3 e 2 vagas, respectivamente.

Contratações e Demissões

Número de contratações e demissões por trimestre.

Fonte: CAGED, GanhaQuanto

Saldo Líquido

Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.

Fonte: CAGED, GanhaQuanto
📅 Dados atualizados até 2025-07-31

Veja também: Gerente de marketing em outras regiões