Chefe de serviço de transporte rodoviário (passageiros e cargas) (CBO 3423-05): Imagine ser o condutor invisível de uma vasta frota de veículos, garantindo que cada caminhão e ônibus chegue ao destino com segurança e pontualidade. Essa é a missão dos chefes de serviço de transporte rodoviário. Para desempenhar essa função, é necessário ter um ensino médio ou um curso técnico profissionalizante, além de três a quatro anos de experiência no setor. Os chefes de serviço trabalham em ambientes fechados ou dentro de veículos, em turnos variados, e ocasionalmente enfrentam situações de alta pressão, como em casos de acidentes. Apesar dos desafios, a sensação de coordenação perfeita e de manter tudo funcionando como um relógio suíço é inigualável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Rio de Janeiro (Estado), foram levantados 1,340 profissionais que atuam como Chefe de serviço de transporte rodoviário (passageiros e cargas), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,900 e uma carga horária de 44 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,081, enquanto a mediana fica em R$ 2,900, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,852.41. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 7,820.20, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
Considerando as faixas salariais no Brasil, a remuneração média de R$ 2,900 pode ser vista como um salário que, embora não seja alto, oferece uma qualidade de vida melhorada para a maioria dos brasileiros. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional. Os chefes de serviço que buscam ascender na carreira podem esperar aumentos significativos, tornando essa ocupação uma opção atrativa para quem busca progresso financeiro ao longo do tempo.
O mercado de trabalho para chefes de serviço de transporte rodoviário no estado do Rio de Janeiro permanece estável, com um saldo de contratações de -30 até julho de 2025, igual ao mesmo período do ano anterior. Isso sugere que, embora haja um equilíbrio entre contratações e desligamentos, o setor não está experimentando grandes mudanças no número de empregos disponíveis.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são o transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, com 11 novas vagas. Em segundo lugar, o transporte de produtos perigosos adicionou 5 vagas. Lavanderias também se destacaram, com 3 novas oportunidades. O transporte rodoviário coletivo de passageiros com itinerário fixo e a locação de mão de obra temporária completam a lista, com 2 e 1 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.