Carregador (aeronaves) (CBO 7832-05): Imagine que você está no coração da movimentação de cargas aeroportuária, onde cada caixa, cada pacote tem um destino específico. Esses profissionais são os verdadeiros condutores da logística aérea, preparando cargas e descargas de mercadorias, movimentando-as entre aeronaves e caminhões. Surpreendentemente, não há exigências de escolaridade ou cursos específicos para entrar nessa área, apenas a capacidade de aprender rapidamente, pois o treinamento completo pode ser concluído em menos de um ano. Os carregadores de aeronaves trabalham em ambientes variados, desde hangares climatizados até pátios ao ar livre, enfrentando diferentes condições climáticas e, às vezes, altos níveis de ruído. Eles são contratados como trabalhadores assalariados, com carteira assinada, e podem trabalhar em turnos diurnos ou noturnos, dependendo da demanda.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Rio de Janeiro (Estado), foram levantados 1,231 profissionais que atuam como Carregador (aeronaves), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 1,639.05 e uma carga horária de 33 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,187.54, enquanto a mediana fica em R$ 1,639.05, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,164.72. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 2,942.77, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 1,187.54 e R$ 2,164.72, a maioria dos carregadores de aeronaves no estado do Rio de Janeiro ganha um salário que pode ser considerado baixo no contexto brasileiro, onde remunerações abaixo de R$ 3,000.00 são frequentemente associadas a insatisfação. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, oferecendo oportunidades de melhoria salarial com experiência e desenvolvimento de habilidades.
O mercado de trabalho para carregadores de aeronaves no estado do Rio de Janeiro tem mostrado um notável aumento nas contratações. Até julho de 2025, o saldo de contratações chegou a 140, um salto de 115 em relação aos 25 registrados no mesmo período do ano anterior. Essa expansão reflete uma demanda crescente por profissionais nesta área, possivelmente impulsionada pelo aumento das atividades aeroportuárias na região.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são, principalmente, as atividades auxiliares dos transportes aéreos, que não incluem a operação dos aeroportos e campos de aterrissagem, com um saldo de 106. Logo atrás, o transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal, adicionou 39 novas vagas. Os outros setores, como representantes comerciais, serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação, e comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores, contribuíram com um saldo de apenas 2 vagas cada.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.