Auxiliar de serviços de importação e exportação (CBO 4110-45): Imagine ser a ponte entre o Brasil e o mundo, facilitando a entrada e saída de mercadorias de nosso país. Essa é a missão dos auxiliares de serviços de importação e exportação. Para embarcar nessa jornada, você precisa ter o ensino médio completo, um curso básico de qualificação de até 200 horas e de um a dois anos de experiência profissional. Trabalham em diversos setores, tanto públicos quanto privados, em ambientes fechados e horários diurnos. No entanto, a categoria de "auxiliares" está em processo de extinção, com suas funções sendo absorvidas por assistentes administrativos ou estagiários. Já os agentes de microcrédito, que também fazem parte desta ocupação, atuam diretamente nas comunidades, lidando com clientes em campo e nas agências.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Rio de Janeiro (Estado), foram levantados 1.251 profissionais que atuam como Auxiliar de serviços de importação e exportação, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,841.73 e uma carga horária de 42 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,983.87, enquanto a mediana fica em R$ 2,841.73, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,908.99. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 10,907.70, demonstrando uma ampla variação salarial dentro da ocupação.
A remuneração dos auxiliares de importação e exportação no Rio de Janeiro varia bastante, mas a maioria dos profissionais ganha um salário que pode ser considerado baixo a moderado no contexto brasileiro. No entanto, a grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e salarial. Essa amplitude sugere que, com dedicação e experiência, os auxiliares podem alavancar suas carreiras e alcançar remunerações mais atrativas.
O mercado de trabalho para auxiliares de serviços de importação e exportação no estado do Rio de Janeiro registrou um saldo de 61 contratações até julho de 2025, uma redução de 50 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 111. Essa diminuição sugere que o setor está enfrentando desafios, possivelmente relacionados à economia global e às mudanças nas políticas comerciais internacionais.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são os despachantes aduaneiros, que adicionaram 20 novas vagas. Logo atrás, a organização logística do transporte de carga trouxe 14 oportunidades, seguida pelo agenciamento de cargas, com exceção do transporte marítimo, que somou 12 vagas. As atividades de agenciamento marítimo e o comércio atacadista de mercadorias completam a lista, com 7 e 5 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.