Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (CBO 2312-10): Imagine alguém que tem a missão de acender a chama do conhecimento nas mentes jovens, preparando-as para o mundo que as espera. Esses professores não apenas ministram aulas de comunicação, integração social e iniciação às ciências, mas também são os arquitetos do aprendizado, planejando aulas e participando da elaboração do projeto pedagógico da escola. Para desempenhar essa função, é necessário ter um diploma de nível superior na área de educação e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Suas jornadas são tão diversas quanto as comunidades em que atuam, desde zonas urbanas até ambientes improvisados, e podem incluir reuniões administrativas, eventos sociais e até mesmo lidar com o desgaste vocal decorrente do uso intensivo da voz.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Teresina (PI), foram levantados 14,302 profissionais que atuam como Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 5,089.07 e uma carga horária de 39 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 4,196.22, enquanto a mediana fica em R$ 5,089.07, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,928. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 9,470.57, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Os professores de nível superior em Teresina (PI) têm uma remuneração que, em sua maioria, se enquadra na faixa de salários confortáveis no contexto brasileiro. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, permitindo que os educadores busquem melhores oportunidades à medida que ganham experiência e habilidades. Essa variação salarial reflete a possibilidade de ascensão e reconhecimento financeiro ao longo da carreira.
Até julho de 2025, o saldo de contratações para professores de nível superior do ensino fundamental em Teresina (PI) caiu de 8 para -9, uma redução de 17 em comparação com o mesmo período do ano passado. Essa inversão no saldo reflete uma diminuição significativa no número de contratações, sinalizando possíveis mudanças na demanda por esses profissionais na região.
O setor de ensino médio lidera as contratações, com um saldo de 6, mostrando que há uma demanda contínua por professores em níveis mais avançados. Em segundo lugar, com apenas 1 vaga, está o setor de outras atividades de recreação e lazer. Educação infantil e atividades de apoio à educação mantêm seus saldos em zero, enquanto outros setores de ensino apresentam uma pequena queda de -1.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.