Motorista de ônibus urbano (CBO 7824-10): Imagine ser a alma da cidade, levando pessoas de um ponto a outro, sempre no horário certo. Essa é a vida de um motorista de ônibus urbano. Para entrar nesse mundo, você precisa ter uma carteira de habilitação, ensino fundamental completo e um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Depois de três ou quatro anos de experiência, você estará pronto para enfrentar o tráfego caótico e os horários apertados. Trabalhar como motorista de ônibus é como dançar uma coreografia complexa, onde cada movimento precisa ser preciso e seguro. Além disso, você precisa lidar com a pressão de cumprir horários, estar em pé por longos períodos e, às vezes, enfrentar situações estressantes, como acidentes ou assaltos. Mas, no final do dia, há uma sensação única de ter feito parte da rotina de muitas pessoas.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Piauí (Estado), foram levantados 1.897 profissionais que atuam como Motorista de ônibus urbano, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 1,726.08 e uma carga horária de 42 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,613.16, enquanto a mediana fica em R$ 1,726.08, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,118. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 2,531.29, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas de ônibus urbanos no Piauí é considerada baixa no contexto brasileiro, onde salários abaixo de R$ 3,000.00 são frequentemente associados a insatisfação. No entanto, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, permitindo que os motoristas busquem melhorias salariais à medida que adquirem mais experiência e habilidades. Essa perspectiva de progresso pode ser um incentivo para quem busca estabilidade e desenvolvimento na carreira.
O mercado de trabalho para motoristas de ônibus urbano no Piauí até julho de 2025 registra um saldo de contratações de 216, uma pequena redução de 7 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 223. Apesar da ligeira queda, o setor mantém um saldo positivo, sinalizando que a demanda por esses profissionais continua relevante na região.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são o transporte escolar, que adicionou 76 novas vagas, seguido pelo transporte rodoviário coletivo de passageiros sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional, com 67 vagas. O transporte rodoviário coletivo de passageiros sob regime de fretamento, municipal, também se destaca com 35 novas oportunidades. Outros setores relevantes incluem o transporte rodoviário coletivo de passageiros com itinerário fixo, municipal, e a construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica, com 15 e 10 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.