Motorista de ônibus urbano (CBO 7824-10): Imagine ser a alma da cidade, levando pessoas de um ponto a outro, sempre no horário certo. Essa é a vida de um motorista de ônibus urbano. Para entrar nesse mundo, você precisa ter uma carteira de habilitação, ensino fundamental completo e um curso básico de qualificação de até 200 horas, que inclui mecânica e eletricidade de veículos. Depois de três ou quatro anos de experiência, você estará pronto para enfrentar o tráfego caótico e os horários apertados. Trabalhar como motorista de ônibus é como dançar uma coreografia complexa, onde cada movimento precisa ser preciso e seguro. Além disso, você precisa lidar com a pressão de cumprir horários, estar em pé por longos períodos e, às vezes, enfrentar situações estressantes, como acidentes ou assaltos. Mas, no final do dia, há uma sensação única de ter feito parte da rotina de muitas pessoas.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Recife (PE), foram levantados 2,549 profissionais que atuam como Motorista de ônibus urbano, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,256.50 e uma carga horária de 46 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,061.23, enquanto a mediana fica em R$ 3,256.50, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,411.16. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 3,764.89, mostrando uma variação dentro da ocupação.
A remuneração dos motoristas de ônibus urbanos em Recife (PE) se enquadra na faixa de salários que, embora não seja vista como alta, permite uma melhor qualidade de vida, acima de R$ 3,000.00. No entanto, a margem de crescimento parece limitada, já que a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% é relativamente pequena. Mesmo assim, a possibilidade de progressão salarial existe, especialmente para aqueles que buscam excelência e dedicação no seu trabalho.
O mercado de trabalho para motoristas de ônibus urbano em Recife apresenta um saldo de contratações de 32 até julho de 2025, representando uma redução de 66 em comparação ao mesmo período do ano passado. Essa diminuição sugere que o setor enfrenta desafios, talvez relacionados à economia local ou mudanças na demanda por transporte público.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são a preparação de documentos e serviços de apoio administrativo, com 23 novas vagas. Em segundo lugar, a organização de excursões em veículos rodoviários e o transporte rodoviário coletivo de passageiros, ambos com 16 vagas. O fornecimento de recursos humanos para terceiros e as agências de viagens completam a lista, com 6 e 4 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.