Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Pernambuco (Estado), foram levantados 4,140 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 3,027.03 e uma carga horária de 34 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,710.11, enquanto a mediana fica em R$ 3,027.03, com o terceiro quartil chegando a R$ 4,480.89. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,666.46, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de nível superior na educação infantil em Pernambuco varia de maneira que a maioria dos profissionais ganha um salário que pode ser considerado modesto no contexto nacional. No entanto, a margem de crescimento é bastante notável, com uma diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5%. Isso sugere que há oportunidades claras de progressão salarial, especialmente para aqueles que buscam se destacar e alcançar posições de maior responsabilidade.
O mercado de trabalho para professores de nível superior na educação infantil em Pernambuco registrou um saldo de 27 contratações até julho de 2025, representando uma redução de 32 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 59. Essa diminuição sugere que, embora haja demanda por esses profissionais, o ritmo de contratação está mais lento do que no ano anterior.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são, em primeiro lugar, o ensino fundamental, com 24 novas vagas. Logo atrás, a educação infantil, especialmente creches, adicionou 9 vagas. O ensino médio também tem seu papel, com 5 novas oportunidades. Menos expressivos, mas ainda relevantes, são os setores de pensões e outras atividades de ensino, que juntos somaram 2 vagas.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.