Professor de matemática no ensino médio (CBO 2321-55): Imagine alguém capaz de transformar equações e fórmulas em aventuras diárias para adolescentes. Essa é a missão dos professores de matemática no ensino médio. Para entrar nesse time, você precisa ter um diploma de nível superior, geralmente em Matemática ou Pedagogia, e, se for trabalhar na rede pública, passar por um concurso público. Os professores lidam com alunos de diferentes backgrounds culturais e sociais, muitas vezes em zonas urbanas, e enfrentam desafios como ruído intenso, fadiga vocal e estresse. Apesar disso, a recompensa de ver os olhos dos estudantes brilharem quando entendem um conceito difícil é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Pernambuco (Estado), foram levantados 2,489 profissionais que atuam como Professor de matemática no ensino médio, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,493.53 e uma carga horária de 37 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,667.10, enquanto a mediana fica em R$ 4,493.53, com o terceiro quartil chegando a R$ 5,037.31. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 6,221.63, demonstrando uma variação dentro da ocupação.
Os professores de matemática no ensino médio de Pernambuco têm uma remuneração que, embora não seja vista como alta no contexto nacional, oferece uma qualidade de vida razoável. A maioria dos salários se enquadra na faixa que permite mais conforto, acima de R$ 5,000.00. Ainda assim, a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, incentivando os educadores a buscar qualificações adicionais e experiências que possam aumentar seu rendimento.
O mercado de trabalho para professores de matemática no ensino médio em Pernambuco registrou um saldo de contratações de 19 até julho de 2025, representando uma redução de 14 em relação ao mesmo período do ano anterior. Apesar da queda, o saldo permanece positivo, sinalizando que há demanda por esses profissionais, embora em menor escala comparada ao ano passado.
Na análise dos setores que mais têm contratado, a educação infantil - pré-escola destaca-se com 9 novas vagas. Logo atrás, com 2 vagas cada, estão a educação superior, o ensino médio, a educação profissional de nível técnico e o ensino fundamental. Esses números mostram que a demanda por professores de matemática está distribuída entre diferentes níveis educacionais, com uma ligeira predominância na pré-escola.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.