Professor de matemática do ensino fundamental (CBO 2313-40): Imagine alguém capaz de transformar números e fórmulas em aventuras educativas para jovens mentes curiosas. Essa é a missão dos professores de matemática do ensino fundamental. Para embarcar nessa jornada, é necessário ter um diploma de ensino superior na área e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Esses profissionais trabalham em ambientes diversos, desde salas de aula bem equipadas até ambientes improvisados, lidando com alunos de diferentes idades e backgrounds. Eles enfrentam desafios como a necessidade de adaptar suas aulas a diferentes estilos de aprendizagem e a possibilidade de trabalhar em horários variáveis, mas a recompensa de ver seus alunos progredirem é inestimável.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Pernambuco (Estado), foram levantados 1.050 profissionais que atuam como Professor de matemática do ensino fundamental, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,879.98 e uma carga horária de 30 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,776.60, enquanto a mediana fica em R$ 2,879.98, com o terceiro quartil chegando a R$ 3,685.35. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 7,608.03, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de matemática do ensino fundamental em Pernambuco tende a ser vista como modesta, já que a maioria dos salários se enquadra abaixo de R$ 3,000.00, que é considerado um patamar baixo no Brasil. No entanto, a discrepância entre o primeiro quartil e o top 5% aponta para oportunidades de crescimento profissional. Essa amplitude sugere que, com dedicação e progresso na carreira, é possível alcançar remunerações mais atrativas, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos profissionais.
Até julho de 2025, o saldo de contratações para professores de matemática do ensino fundamental em Pernambuco somou 62, um aumento de 4 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 58. Embora a diferença seja modesta, este crescimento sugere uma tendência positiva na demanda por esses profissionais, refletindo possivelmente melhorias nas condições de trabalho ou expansão das oportunidades educacionais.
O setor de ensino fundamental lidera as contratações, com um saldo de 42 novas vagas. Logo atrás, o ensino médio contribuiu com 13 vagas, enquanto a educação infantil - pré-escola adicionou 7. As creches também tiveram um papel, com 3 novas vagas, e outras atividades de ensino não especificadas anteriormente completaram o top 5, com apenas 1 vaga. Esses dados mostram que a maioria das oportunidades está concentrada nos níveis básicos de ensino.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.